Emília domingo, 10 de outubro de 2010

Olá respeitável público!

Nossas fotos já estão disponíveis para visualização na página Semana Cultural (ao lado).
Estão lindas, não deixem de vê-las!

Beijinhos com sabor de doce de batata da Tia Nastácia!

Emília sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Boa tarde, respeitável público!
Tudo bem com vocês?!

Eu estou ótima! A apresentação do Circo Matemático na última quarta-feira foi um sucesso! Só não gostei de levar tanta bronca daquele sabugo de milho metido e de não ter conseguido cumprir o desafio do Sr. Monteiro Lobato (que, com todo respeito, me fez passar a maior vergonha!).
Logo, logo atualizaremos nosso blog com as fotos desse lindo dia!

Mas hoje vim mostrar pra vocês um pouquinho da história do Circo, não do Matemático, mas do Circo de verdade, com palhaços, animais, acrobatas, bailarinas, mágico...



Segundo o texto do site Sua Pesquisa,


O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores.

Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros).
Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações.

Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, mágicos e trapezistas.
Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.


Se vocês tiverem interesse em saber sobre a história do circo com mais detalhes, visitem esse link. Tem inclusive um panorama da atual situação do circo, as mudanças ocorridas nos últimos tempos... É muito interessante, eu já li!

Encontrei também algumas galerias de fotos com o tema Circo. Tem cada foto maravilhosa... Deem uma olhada nas galerias Funfairs, Fairgrounds and Circuses e Circus Photography no Flickr (basta clicar nos nomes das galerias).

Deixo também os links para alguns dos circos mais famosos do Brasil. Para saber se o circo está perto de você (na sua cidade ou em uma cidade próxima) basta conferir sua agenda no site!

Circo Spacial | Circo Stankowich | Circo Di Napoli | Circo Vox | Circo Roda Brasil | Circo Girassol | Academia Brasileira de Circo

E o circo mais famoso do mundo: Cirque du Soleil

Pra terminar, gostaria de saber sobre as experiências de vocês, nosso respeitável público, no circo!
Já foram ao circo? Se sim, quantas vezes? Quando foi a última vez? Qual a atração de que vocês mais gostaram? Pretendem voltar?
Se ainda não foram, gostariam de ir? Qual atração você acha que será a mais interessante?

Vou também aguardar as sugestões de vocês para as próximas postagens sobre circo. Qual atração vocês gostariam de conhecer melhor?

Beijos com sabor de bolinhos de polvilho da Tia Nastácia!

Créditos (smileys): imagensporfavor.com e melhoresanimes.cineblog.com.br